terça-feira, 16 de junho de 2015

O que é Coaching, afinal?

Dá pra resumir, ser clara, objetiva, e não enrolar?
Dá, na base de perguntas e respostas:

O que é Coaching?
Tradução literal "treinamento". É um processo de desenvolvimento pessoal, onde o Coach vai te levar a aproveitar seus potenciais, através de ferramentas e técnicas que ele domina. Assim, você vai atingir mais facilmente seus objetivos, em qualquer área de sua vida.

Ah vá, até parece que é tão simples. Dá pra explicar melhor?
É simples sim. Você aprende a enxergar sua vida por novos ângulos, você transforma ideias em ações, você organiza sua cuca e é incentivado a colocar em prática o melhor de si. Aquilo que você já sabe, aquilo que você já é, sempre pode ser melhor aproveitado... por você mesmo. Se você quer falar de futuro, chegar no seu futuro de uma maneira melhor, se você quer uma força pra AGIR e vencer desafios mais facilmente, faça coaching.

Custa caro?
Não. Aliás, como já ouvi de uma cliente. "Não há dinheiro que pague pela evolução que tive".
Claro que existem os famosos, os fodões profissionais já reconhecidos, que cobram fortunas pois já não tem mais horários disponíveis. Mas também há coaches muito competentes, que cobram valores mais acessíveis (eu, por exemplo hahaha).
Eu, hoje, cobro em torno de 2 mil reais pelo processo completo. Uma pechincha - se você levar em conta o resultado que vai te trazer. Mas tou no início de carreira, não sou conhecida, então tá valendo. 

Como saber se o coach é bom mesmo?
Bom, ele tem que ter uma formação inicial. Tem que ter aplicado a técnica já algumas vezes (peça referências, sem constrangimento), tem que ter "talento" pra coisa e você necessariamente precisa ver resultado na PRIMEIRA sessão. Eu, particularmente, ofereço a primeira sessão de graça. Pra pessoa me conhecer aplicando o coaching. Gostou, continua o processo. Não curtiu, não volta. Até hoje ninguém me abandonou pra sempre. =)

É tipo terapia?
NÃO! Primeiro, porque o coach não é psicólogo, nem psicanalista (embora alguns desses profissionais sejam coaches hoje em dia). A configuração da sessão de coaching pode ser parecida com uma sessão de terapia e existe uma ética profissional semelhante, mas a finalidade é outra. Você não vai falar do passado, e sim do futuro. O coach vai te ajudar a sair do seu ponto A e chegar no seu ponto B. Ou seja, vai te ajudar a atingir uma META. 

Dá pra fazer coaching online, por skype, hangout, sinal de fumaça?
Dá. EU particularmente, gosto de um contato mais direto, mas hoje em dia a falta de tempo das pessoas e a tecnologia acessível promovem cada vez mais o coaching online. O resultado é o mesmo e o cliente pode estar até de pijama, no sofá de casa, que o processo se concretiza!

Pra que fazer coaching?
Se você tá insatisfeito com algum ou alguns aspectos da sua vida, e quer chegar num próximo nível - conte com um bom coach! Dá pra fazer coaching pra melhorar a relação, pra emagrecer, pra revitalizar a carreira, pra mudar de carreira, pra melhorar a autoestima, pra integrar equipes de trabalho, pra aceitar mudanças, pra se livrar de processos destrutivos na vida e no trabalho, pra aprender a organizar o tempo, as finanças, o trabalho, a vida. E mais um monte de coisas!

Quanto tempo a coisa toda demora?
O processo de coaching pode ser concluído em até 10 sessões, tranquilamente.

Bom, é isso. Não é milagre. Você precisa ter coragem e vontade e o coach precisa ter competência. Então, o processo de coaching vai trazer TRANSFORMAÇÕES POSITIVAS PRA SEMPRE, em sua vida.

Acho que ficou claro, né? Se não ficou, ou se você tem mais dúvidas, pode colocar nos comentários que eu respondo!
=)









Nenhum comentário:

Postar um comentário